USA

Transformação Digital nas Empresas: onde fica o RH?

Publicado em 14/06/2019

Quando começamos a conviver com o início da internet e a ver o mundo ser mudado pelo universo digital, não tínhamos noção de quão longe as tecnologias iriam e do quanto nossa realidade seria alterada. Sem dúvidas, não tínhamos ideia de que impactaria tão fortemente diversos aspectos do nosso dia a dia, e, principalmente, o dia a dia das empresas e corporações.   Como qualquer outro momento de mudanças, funções precisam ser definidas, metas estabelecidas e tarefas compreendidas. E, levando em conta a importância estratégica do RH dentro das empresas, não é à toa pararmos para entender as mudanças que acontecerão na área  de Recursos Humanos. Mas, além e talvez acima disso, como o RH pode contribuir para esse período crucial de mudanças da Era Digital. 

O que é Transformação Digital? 

Para entendermos melhor tudo isso, é preciso dar um passo para trás e compreender o que de fato é Transformação Digital. Crescendo de forma exponencial, as novas tecnologias vêm agregando ao dia a dia do ser humano novas rotinas, novos hábitos e novas formas de lidar com processos no geral.    O site The Enterprises Project define Transformação Digital como “a integração da tecnologia digital em todas as áreas de uma empresa, resultando em mudanças fundamentais na forma como as empresas operam e como agregam valor ao cliente.”  Dessa forma, podemos entender dois pilares principais da Transformação Digital.    O primeiro deles é o uso das tecnologias a favor de operações mais otimizadas, de processos mais rápidos e eficientes, melhores desempenhos e, claro, maiores resultados. O segundo é estar “em dia” com o novo mercado e atender de forma satisfatória os novos clientes, cada vez mais exigentes e, claro, mais digitais. 

Papel do RH

Sabemos que qualquer mudança “radical” dentro de uma organização requer preparação intensiva. E, claro, o RH deve estar à frente desse processo.    As consequências da adoção de ferramentas digitais podem ser das mais diversas e distintas. A cultura da empresa pode, naturalmente, ser alterada. A forma com que times se relacionam e se organizam, com que os líderes lideram suas equipes também devem mudar. Até mesmo o espaço físico sofre com os “efeitos” da Transformação Digital.    Profissionais mais jovens são habituados às novas tecnologias, mas, e como lidar com aqueles que não têm ainda “maturidade digital” suficiente para embarcar nas mudanças? Muitos profissionais sentem-se, ainda, temerosos diante do novo horizonte da Era Digital. Na reportagem do Valor Econômico, lemos, por exemplo, sobre o receio significativo das diferentes áreas da empresa em utilizar inteligência artificial em processos de recrutamento e seleção.    Preparar os colaboradores para passar com tranquilidade por esse momento de turbulência, superando o medo do “desconfortável”, é uma parte importante do legado do RH para a Transformação Digital. 

Mudanças no RH

Na Deloitte Insights, lemos que, além das funções de suporte às outras áreas, o RH também sofre pressão para se adequar a esse novo cenário digital. Assim como em qualquer área das empresa, os processos de Recursos Humanos tendem, também, a passar pelas transformações da Era Digital. Mudanças essas que resultam em mais otimização e mais eficiência, possibilitadas pelas automações, pela migração para a nuvem, pela inteligência artificial, etc.    Alguns dos processos mais básicos da área já são hoje automatizados e digitais, como é o caso de questões mais operacionais como treinamentos, gestão de benefícios, pagamentos e férias. Mas não há limite para as tecnologias para RH. Estamos falando de aplicativos, tecnologia em nuvem, plataformas, etc.    Mapear talentos, compreender performances de profissionais, recrutar de forma assertiva e tomar decisões mais assertivas baseadas em dados dos colaboradores já em realidade e foco de muitas HRTechs, startups de tecnologia especializadas em prestar serviços de Recursos Humanos.    Seja nas HRTechs, dentro do RH das corporações ou como suporte para as outras áreas, é certo que todos saem ganhando no casamento da Transformação Digital com o RH.