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Como otimizar a avaliação de desempenho de 2020 para aprimorar suas skills

Publicado em 26/01/2021

Na sua empresa, os resultados e comentários relacionados à avaliação de desempenho realizada no final de 2020 ingressaram no novo ano junto com a equipe ou ficaram engavetados em algum lugar no ano passado?

Embora essa seja uma ferramenta crucial para a evolução das pessoas em uma empresa, não é raro que ela se transforme em mera formalidade e acabe esquecida tanto por quem recebeu, quanto por quem produziu a avaliação.

O que faz com que essa fase importante do planejamento de carreira seja negligenciada com tanta frequência no universo corporativo? A primeira justificativa é que esse tipo de avaliação pode, em muitas situações, demandar transformações complexas no modus operandi dos colaboradores – ou de seus líderes. 

Outro motivo recorrente é o formato da avaliação, que pode ser muito rígida na maneira como chega ao colaborador, ou então muito subjetiva, de forma que ele não entenda de fato como aplicá-la em sua rotina de trabalho. 

Veja a seguir algumas maneiras de otimizar a avaliação de desempenho para aprimorar suas skills, seja no ato de oferecer um feedback deste tipo, seja ao receber uma avaliação. 

Para quem oferece

Quando precisa ouvir uma nova perspectiva sobre algo, o CEO da Royal Dutch Shell, Ben van Beurden, nem sempre recorre a um grupo de conselheiros e assessores dedicados a isso no ambiente corporativo: “Minha esposa. Não sei como faria esse trabalho sem ela”, disse em uma entrevista. 

Stephen Kennedy, CEO do app Magpie, por sua vez, gosta de pedir a opinião da filha de 15 anos quando precisa de uma avaliação sincera sobre os apps ou recursos dos sistemas que está testando.

O que estes comportamentos de dois CEOs de companhias em diferentes nichos de atuação revelam – assim como outros tantos exemplos de executivos que recorrem a amigos, familiares e pessoas de confiança fora do escritório quando precisam ampliar seu ângulo de visão – é algo bastante simples: todos esses laços são construídos em torno da confiança. 

Desenvolver essa relação com sua rede dentro da companhia é essencial para que a avaliação de desempenho seja oferecida com contexto e propriedade. Para que o líder ou gestor possa construir seus comentários de forma eficiente, ele precisa ter pessoas de confiança em cuja opinião acredita e se apoia ao criar esse formato de feedback.

Entre os erros mais frequentes cometidos pelos gestores nesse momento estão a ausência da disposição para ouvir o outro, ou seja, uma relação sem escuta ativa de ambas as partes, além do desalinhamento de objetivos entre empresa e colaboradores, e da comunicação falha ao passar por essa troca. 

Uma avaliação de desempenho precisa ser uma conversa propositiva, com encaminhamentos para as melhorias, com prazos e metas estabelecidos. Isso permitirá que a avaliação seja mais assertiva em suas contribuições e, de fato, mais construtiva, uma vez que não ignora dificuldades externas e reais que possam entrar no caminho do colaborador, e que parte de várias pessoas que estão na mesma página. 

Para quem recebe

Quais são os resultados esperados pela empresa para o ano que se inicia? Como você pode contribuir para alcançar esses resultados? A primeira avaliação que cada profissional, independentemente do patamar em que se encontra, deve fazer é uma autoavaliação, em que procure identificar oportunidades reais de crescer e se aprimorar.

Em geral, as avaliações de desempenho são pautadas em uma série de indicadores que vão de índices de produtividade e qualidade do trabalho desempenhado, até a capacidade – seja ela em termos de competências técnicas, seja em soft skills, passando por outros critérios que variam de empresa a empresa.

Uma forma de otimizar essa avaliação de desempenho para aprimorar de fato sua performance é aplicar os retornos recebidos dos colegas, funcionários ou superiores a situações reais, do cotidiano do trabalho. Analisar em quais momentos ou ocasiões aquele comentário poderia ter transformado a forma como você lidou com a situação e como aquele cenário se alteraria caso algo no seu comportamento tivesse mudado.

Não é uma tarefa simples, especialmente para aqueles que exercem cargos de liderança. Mas ela é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos e de suas companhias.