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Assessment

Oferecemos serviços de assessment que englobam avaliação de perfil, motivadores de carreira, competências, valores, padrão de resiliência e potencial de desenvolvimento dos profissionais. Nos processos de assessment somamos a profunda experiência de nossos consultores com ferramentas específicas para avaliação de perfis, sempre orientados por um briefing inicial, customizado de acordo com a realidade de cada empresa.

O assessment envolve a realização de entrevistas individuais, com foco em competências e valores, bem como a aplicação de instrumentos de avaliação, para a compreensão adequada do perfil de cada profissional no que tange a seu potencial e desempenho atual, competências e habilidades, características ligadas a resiliência, produtividade, maturidade, autogestão e administração do tempo, bem como aspectos comportamentais voltados à comunicação, perfil relacional, escuta e interação, autoconhecimento, integração com o time e estilo de trabalho.

O resultado é uma avaliação que indica os pontos fortes e aspectos a serem desenvolvidos, potencialidades e gaps estratégicos, competências e motivadores, bem como valores e grau de sintonia com a cultura da organização.

Os serviços de assessment são muito utilizados na gestão de mudanças estratégicas nas empresas, tais como entrada de novos profissionais, mudanças de função ou posição de liderança, estudos de restruturações ou promoções, programas de desenvolvimento, pipelines de liderança, planos de sucessão e também para o preparo de herdeiros.

Em nossos projetos de assessment, trabalhamos com dois dos mais renomados inventários comportamentais, utilizados mundialmente: HOGAN e DISC.

inventarios-internacionais
HOGAN
Está presente em mais de 55 países, com reports em mais de 40 idiomas. Utilizado por mais de 50% das empresas Fortune 500 nos EUA, com mais de 2 milhões de executivos já avaliados, HOGAN tem sua abordagem baseada na predição de comportamentos e seu impacto no desempenho, a partir da avaliação de duas dimensões fundamentais da personalidade e seu impacto no mundo corporativo: a identidade e a reputação de cada profissional. Os relatórios reúnem informações relevantes sobre valores individuais, pontos fortes e potenciais descarrilhadores de comportamento.

DISC
É a ferramenta de análise comportamental mais utilizada no mundo para análise de perfil comportamental em processos de seleção e desenvolvimento de pessoas. Sua aplicação permite uma previsão assertiva sobre o comportamento humano observável, a partir da identificação de quatro tendências naturais ou preferências para determinadas situações:

(D) Dominância – a forma como lidamos com problemas e desafios;
(I) Influência – forma como lidamos com pessoas e as influenciamos;
(S) Estabilidade – forma como lidamos com mudanças e estabelecemos seu ritmo;
(C) Conformidade – forma como lidamos com regras e procedimentos estabelecidos pelos outros.

Complementando nossos projetos de assessment, utilizamos inventários proprietários, de acordo com o escopo e objetivos de cada projeto:

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Trabalhar em equipe é cada vez mais importante para o sucesso de profissionais e empresas. Pautas crescentes em complexidade e volume, diferentes localidades, mobilidade do trabalho por conta de novas tecnologias e mercados cada vez mais competitivos apontam a capacidade de trabalho em equipe como um aspecto fundamental para a sustentabilidade de bons indicadores nas empresas.

Por conta disso, a Proposito desenvolveu a metodologia T:EQ Trabalho em Equipe, para avaliar, diagnosticar e aprimorar competências relacionadas ao trabalho em equipe. O inventário T:EQ, realizado em plataforma digital proprietária, apresenta resultados individuais e coletivos. O diagnóstico, que engloba aspectos pessoais e profissionais dos perfis avaliados, bem como da equipe de trabalho como um todo, oferece para a área de RH e para o gestor da equipe insights estratégicos, gaps críticos e planos de ação voltados para o desenvolvimento do time e o atingimento de melhores resultados.

lead

LEAD é um inventário proprietário, desenvolvido para diagnosticar e identificar estilos de liderança de gestores nas empresas. O instrumento aborda um amplo espectro de estilos de características dos líderes, tais como comportamento, forma de relacionamento, pontos fortes e gaps críticos, hierarquia de atitudes, grau de maturidade e desafios para o trabalho com gerações mais jovens, entre outros.

LEAD é uma abordagem de vanguarda sobre o desenvolvimento de lideranças, que visa potencializar pontos fortes, desenvolver gaps críticos e alinhar o corpo de gestores para maior engajamento e melhores resultados para as organizações.

Algumas da dimensões que compõem o diagnóstico LEAD:

  • Maturidade
  • Acessibilidade
  • Confiabilidade
  • Reconhecimento
  • Clareza e objetividade
  • Comunicação efetiva
  • Administração do tempo
  • Reconhecimento de erros
  • Liderança conquistada x empossada

mtps

Metodologia proprietária desenvolvida para diagnosticar os níveis de stress e resiliência profissional dos gestores nas empresas. Sua proposta de valor está baseada no aumento da produtividade e na redução de custos ligados a turnover e gestão de saúde. Com uma abordagem sistêmica e aderente à realidade de carreira atual, o inventário é pautado em mais de 80 indicadores quantitativos, englobando:

  • Aspectos físicos
  • Aspectos psicológicos
  • Aspectos da vida pessoal
  • Hábitos profissionais (com ênfase em carga de trabalho, conectividade e produtividade)
  • Integração com o ambiente corporativo

prat

Demandas múltiplas, volumes crescentes de trabalho e uso inadequado da tecnologia podem representar importantes barreiras ou armadilhas no desempenho e entrega de resultados dos profissionais. No contexto atual, pautado por alta competitividade, gestão eficaz e estruturas organizacionais enxutas, identificar oportunidades de aprimoramento é um diferencial estratégico.

O inventário proprietário PR>AT foi desenvolvido para auxiliar no diagnóstico dos hábitos construtivos e/ou tóxicos que podem influenciar a produtividade, a gestão do tempo e a capacidade de entrega no trabalho.

O instrumento está baseado em três dimensões principais:

  • Organização pessoal
  • Relacionamento interpessoal
  • Uso de Tecnologia
  • Os relatórios podem ser individuais, consolidados por times/ áreas de trabalho ou níveis hierárquicos, propiciando insights fundamentais para a capacitação do corpo de profissionais.

change

CHANGE é um inventário desenvolvido para identificação, avaliação e desenvolvimento de uma competência fundamental nos dias de hoje: a gestão da mudança.

Mercados competitivos, desafios econômicos, fusões e aquisições, mudanças na legislação e estrutura de gestão, novos processos e práticas causam impactos nas pessoas, com consequências diretas nos resultados gerados por elas. Entender o grau de entendimento, preparo, maturidade e alinhamento com o novo momento é uma necessidade estratégica para os profissionais e as organizações.

O inventário CHANGE engloba aspectos-chave relacionados à origem e necessidade de mudança, tais como:

  • Causas-raiz
  • Cenários de M&A
  • Impactos de gestão
  • Profissionais e times
  • Novas práticas

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SELL é um inventário proprietário voltado para a avaliação dos times de vendas, com o objetivo de auxiliar na identificação de pontos fortes, frentes de alinhamento e oportunidades de desenvolvimento para a obtenção de melhores resultados comerciais.

SELL aborda cinco dimensões complementares que causam grande impacto na capacidade de entrega e engajamento das equipes de vendas:

  • Perfil Individual
  • Estilo de Gestão
  • Ambiente/Empresa
  • Portfólio
  • Mercado

Englobando aspectos comportamentais, técnicos e relacionados ao grau de conhecimento das equipes de vendas, SELL$ é utilizado para avaliar, desenvolver e aprimorar os profissionais da área comercial para o incremento de sua performance.